SÊ EXEMPLO DOS FIÉIS! (2)

15/09/2012 09:30

 

No ultimo domingo estava ministrando aula na EBD e me deparei com uma questão importante, e porque não dizer preocupante. A matéria ministrada falava sobre a importância dos exemplos na vida das pessoas, e especialmente a importância de cada cristão ser um exemplo. Ao lançar a pergunta: “Para quem você tem sido exemplo?” me deparei com varias pessoas, adultos em sua maioria, que simplesmente não conseguiram responder... A palavra do Senhor em I Co 11.1 nos diz: “Sede meus imitadores, como também eu sou  de Cristo”. O verbo está no imperativo, ou seja, é uma ordem: SEDE! Não é algo opcional, não apenas precisamos ser exemplo, mas devemos.

Em I Tm 4.12, Paulo adverte a Timóteo sobre a importância do SER exemplo: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.” Exemplo aqui vem da palavra grega TUPOS que significa “modelo, imagem, ideal, padrão”. Exemplo é aquilo que pode ou deve ser imitado, é um modelo a ser seguido! O mais importante neste texto de Timóteo é que ele destaca a importância de ser exemplo para os fiéis. Isto quer dizer que ser exemplo ao mundo já está implícito! Ser exemplo dos fiéis é ir além, é ser exemplo àqueles que comungam da mesma fé e prática cristã!

Durante a formação de nossa personalidade somos fortemente influenciados pela sociedade em geral. Sejam pelos meios de comunicação, amigos ou ainda pelo nossos familiares. Precisamos como bons cristãos e imitadores de Cristo verdadeiramente sermos embaixadores dos céus, seus representantes legítimos, mostrando ao mundo que somos luz e edificando dia a dia os que são nossos irmãos de fé!

Nunca se esqueça: Preencha sua mente com a verdade; Preencha seu coração com amor e sua vida com serviço. Assim será um exemplo para os Fiéis!!!

—————

Voltar