Parábola da Grande Ceia

21/09/2012 09:36

 

Na parábola da grande Ceia, pertence a série de parábolas que se referem ao Reino de Deus. Este Reino é o reino milenar. Logo esta ceia se dará após o regresso de Cristo.

Desta forma vemos aqui três classes de convidados:

Os primeiros convidados.

Estes convidados são o povo judeu. Conforme lemos nos escritos acima e pelo que nos é revelado nas Escrituras, eles são os convidados de honra. Como detendores da mensagem divina, a eles havia sido prometido o Messias e o Reino. Era um encontro que já estava marcado a muito tempo. Contudo em Jo 1.12 vemos que veio para os que eram seus, porém estes não O receberam. Antes rejeitaram e mataram o Messias à muito prometido.

Os segundos convidados.

Ao ser rejeitado pelos judeus, Deus abre a porta para os párias, os imundos, que são os gentios. Aqui entra a analogia dos pobres, cegos, aleijados e coxos. Pessoas que não estavam incluídas no primeiro convite. Estes aceitam o convite e entram para a grande ceia. Contudo o dono da festa nota que ainda existia lugar e resolve chamar a outra classe de convidados.

Os terceiros convidados.

Vede que este convite não era passível de escolha, pois estes foram obrigados a entrar. Desta forma, não era apenas um convite e sim uma intimação.

Isto nos remonta para o período da Grande Tribulação, quando, ao final deste se dá o juízo das nações, Mt 25.31-46. Aqui a separação não se refere à aceitação ou não do Messias, (Mt 25.34-36,41-43) e sim pelo tratamento dispensado pelas nações aos irmãos do Rei (Judeus), Mt 25.40,45).

Desta forma, aqui não existe mais um fator de separação, pois o dono da festa não dá, como das outras vezes, características específicas aos convidados, antes, o convite é estendido a todos os que estão de fora.

Assim, retomando o campo da escatologia, todas as nações que atravessam a Grande Tribulação e que dispensaram um tratamento amoroso para com os irmãos do Rei, entram no Milênio para a Ceia.

Aqueles que desprezaram o convite, são lançados nas trevas exteriores.

—————

Voltar