Introdução à heresiologia

21/09/2012 09:54

 

A . INTRODUÇÃO DE HERESIOLOGIA

Heresiologia deriva da palavra grega "háiresis" e significa: escolha, seleçâo, preferência. Daí surgiu a palavra seita, por efeitos de semântica.

Do ponto de vista cristão, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias ideias, ou às ideias de outrem, em matéria de religião. Em resumo é o abandono da verdade.

B . A PALAVRA HERESIA NA BÍBLIA

termo "háiresis" aparece no original em Atos 5.17; 15.5; 24.5; 26.5; 28.2. Por sua vez, "heresia" aparece em Atos 24.11; l Co 11.10; Gl 5.20 e II Pedro 2.1.

estudo da heresiologia é importante, sobretudo pelo fato de os ensinos heréticos e o surgimento das seitas falsas serem parte da escatologia, isto é, ser um dos sinais dos tempos sobre os quais falaram Jesus e seus apóstolos.

apóstolo Paulo, por exemplo, nos dois primeiros versículos do capitulo quatro da sua primeira epistola a Timóteo, escreve: "Mas, o Espirito afirma expressamente que, nos últimos tempos alguns apostarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demónios, pela hipocrisia dos que falam mentiras, e que tem cauterizada a consciência".

apóstolo Pedro escreve também:

"Assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão dissimuladamente heresias destruidoras, até ao ponto de negarem o soberano que os resgatou trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e , por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrador há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme". (2 Pé 2.1-3).

C . IDENTIFICAÇÃO DE UMA SEITA FALSA

Uma seita é identificada, em geral, por aquilo que ela prega a respeito dos seguintes assuntos:

Sobre a Bíblia Sagrada;

Sobre a pessoa de Deus;

Sobre a queda do homem e o pecado;

Sobre a pessoa de Cristo;

sobre a salvação; e

sobre o porvir.

Se o que uma seita ensina sobre estes assuntos não coaduna com as Escrituras, podemos estar certos de que estamos diante duma seita herética.

Entre as muitas razões para o surgimento de seitas falsas no mundo hoje, destacamse as seguintes:

A ação diabólica no mundo (II Co 4.4)

A ação diabólica contra a igreja ( Mt 13.25)

A ação diabólica contra a palavra de Deus (Mt 13.19)

O descuido da igreja em pregar o Evangelho completo (Mt 13.25)

5)A falsa hermenêutica (II Pedro 3.16)

A falta de conhecimento da verdade bíblica (l Tm 2.4)

A falta de maturidade espiritual (Ef 4.14)

Esperamos, pois, que este estudo possa de alguma forma ajudar aqueles que estão à procura da verdade libertadora, Jesus Cristo (Jo 3.36)

D . O PROPÓSITO CRISTÃO NO ESTUDO DAS SEITAS HERÉTICAS.

No estudo das religiões ou seitas falsas o verdadeiro cristão deve conhecer as seitas religiosas; deve familiarizar com a história e as doutrinas das seitas; deve preparar-se biblicamente para responder com sabedoria a mansidão sobre a razão de sua fé. 1 Pé 3.15.  Devemos revestir-nos do conhecimento da Palavra de Deus.

Há aqueles que se omitem de um trabalho evangelístico entre as pessoas que professam tais seitas, na esperança de que um dia elas deixem de existir. No entanto, isso jamais acontecerá; ela sempre existirão e as nossas comunidades religiosas estarão sendo cada vez mais perturbadas por esses movimentos alheios à fé cristã genuína; embora tais pessoas saíam com a Bíblia em punho, não são portadoras da verdade neotestamentária. As denominações evangélicas serão cada vez mais atingidas pelas manifestações proselitistas.

É . CONCEITO E NASCIMENTO DAS SEITAS HERÉTICAS

No início do século, elas eram insignificantes. Algumas não existiam ainda. Hoje crescem assustadoramente, explodem como bombas atómicas e o segredo deste crescimento está a disposição de seus adeptos para pregar suas doutrinas de casa em casa, incessantemente. Quisera que a experiência de todos os Cristãos fosse marcante a tal ponto que nascesse neles o hábito constante de evangelizar, de transmitir a verdadeira Palavra do Senhor ao coração necessitado e também aos adeptos das seitas heréticas, pois eles devem ser abordados, pêlos cristãos convictos de sua fé e que conheçam bem a Palavra de Deus e o Senhor desta Palavra. Deus quer que tenhamos uma disposição evangelizadora mais profunda e intensa para o seu trabalho.

Hoje em dia, na América do sul particularmente no Brasil, ao evangelizarmos, encontramos mais oposiçôes da parte destas seitas do que daqueles que não professam religião alguma. Devemos sim conhecê-la, de forma amadurecida e dentro de um contexto cristão, repugná-las.

F. DEFINIÇÃO DE SEITAS

Os dicionários definem acertadamente seita como: Grupo doutrinário ou conjunto de pessoas que professam uma crença com mais ou menos abstinaçâo, divergindo da opinião pública ortodoxa, ou seja, daquela que é considerada genuína, verdadeira. Seita é facção, parte, da comunidade, fachada, partido. Do latim "secta". Queremos informar que a palavra heresia deriva do grego " háiresis", e significa escolha, seleção, preferência. Dai surgiu a palavra seita, por efeito de semântica. Em resumo é o abandono da verdade. A Bíblia fala de heresia, 2 Pé 2.1-3; Jd 4, e afirma que é um fruto da carne, Gl 5.20. Fala também de seitas At 5.17;15.6;26.5. O termo seita indica uma divisão dentro duma religião organizada e, neste sentido, é sinónimo de heresia. Queremos deixar bem claro que uma seita herética, do ponto de vista cristão, é constituída de indivíduos ou grupos que se afastam dos ensinamentos da Palavra de Deus, para adotarem ou divulgarem suas próprias ideias de outros. Podemos aqui usar a expressão da Bíblia: "Os quais se desviaram da verdade ... e perverteram a fé de alguns". 2 Tm 2.18.

G . O FENÓMENO RELIGIOSO E UNIVERSAL

Em todos os tempos, lugares e povos, encontramos o fenómeno religioso. Esta afirmação é atestada pela etnologia e pela história das religiões.

Religião, sentido etimológico: Cícero afirma que a palavra religião vem do relegare (ré - ler): considerar atentamente o que pertence o culto divino, ler de novo, ou então reunir, recolher. Temos aqui o aspecto comunidade.

Lactânio: Re - ligare (ré - ligar): ligar o homem de novo a deus. Temos aqui que a religião é aquilo que nos liga a Deus. O homem vai a Deus e Deus vem ao homem.

Agostinho: Re - ligare ( ré - eleger): Torna a escolher Deus, perdido pelo pecado. A história da palavra religião parece colaborar o significado da posição de Cícero.

Não há unanimidade entre os autores em definir a religião. Uma das definições mais aceitas é a seguinte: em sentido real objetivo, religião é o conjunto de crenças, leis e ritos que visam um poder que o homem, atualmente, considera supremo, do qual se julga dependente com o qual pode entrar em relação pessoal e do qual pode obter favores.

Cícero: "Não há povo tão primitivo, tão bárbaro, que não admite a existência de deuses,. Ainda que se engane sobre a sua natureza".

Plutarco: "Podereis encontrar uma cidade sem muralhas, sem edifícios, sem ginásios, sem leis, sem uso de moedas como dinheiro, sem cultura das letras. Mas um povo sem Deus, sem oração, sem juramentos, sem ritos religiosos, sem sacrifícios, tal nunca se viu.

Conclusão: O fenómeno religioso é universal; o homem é um ser religioso. Ou crê em deus ou em ídolos, que para si fabrica.

H . OBJETIVOS DO CURSO DE SEITAS FALSAS:

Nos capacitar a combater as seitas heréticas

Nos auxiliar na evangelização

Aumentar, nossa responsabilidade, no que tange ao Ide imperativo de Jesus.

Aprimorar nosso conhecimento Teológico, e consequentemente nossa fé.

I . COMO IDENTIFICAR UMA SEITA FALSA

Quando Jesus Cristo não ocupar o centro de todas as atenções.

Quando tiver outras fontes doutrinárias além da Bíblia sagrada.

Quando disserem que são os únicos certos.

Analisando a vida de seus fundadores, pois, a Bíblia diz, que frutos os conhecereis.

J . PORQUE TANTAS SEITAS?

Por falta de conhecimento teológico.

Devido a falsa interpretação de textos bíblicos, isto é causado pela falta de conhecimento de "Hermenêutica".

É um dos ardis de Satanás, para infiltrar no seio da humanidade, suas doutrinas.

Porque o inimigo procura, com seu ataque contra a igreja, perverter e envenenar a doutrina. Ele procura de todas as maneiras, torcer a palavra de Deus, e para isso, ele levanta homens maus, cínicos e de consciência cauterizada para realizar seu propósito.

K. COMO MELHOR IDENTIFICAR UMA SEITA: OITOS CRITÉRIOS APRESENTADOS POR A. DENAUX, KURTHAUSRATH

Critério histórico - a seita é como um ramo que se corta da árvore.

Critério sociológico - a seita não é para todos, mas para alguns que se comprometem.

Critério psicológico - a seita vem remediar necessidades momentâneas e ao mesmo tempo eternas.

Critério jurídico - todo membro de igreja que adore a uma seita perde seus direitos como membro de sua igreja.

Critério Eclesial - a maioria das seitas não batiza crianças.

Critério social - as seitas se separam radicalmente do mundo.

Critério missionário - as seitas não buscam não-cristãos, não evangelizam somente praticam o proselitismo

Critério bíblico - as seitas entendem que somente elas apresentam o verdadeiro significado das escrituras sagradas, como auxilio de seus escritos,

—————

Voltar