COISAS BOAS QUE NOS LEVAM PARA O INFERNO

19/09/2012 13:21

Parece algo meio contraditório mas podemos afirmar que existem coisas boas que realizamos em nossas vidas que podem nos levar diretamente ao inferno e é justamente isto que Jesus fala para os seus discípulos quando questionado sobre o final dos tempos.

“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também será nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos." (Lc 17:26)

1. Coisas boas que fazemos no dia-a-dia

Nem tudo é mal como algumas igrejas gostam de apregoar. Existem coisas muito boas para se fazer nesta vida. Eu particularmente gosto muito de ler, gosto de tomar banho de rio, sentar à mesa em roda de um churrasco, planejar e executar as reformas em minha casa, etc.., etc...

E se cada um de nós fossemos enumerar alguma coisa boa que podemos fazer encontraremos várias e várias situações que de tão boas que são estaremos inundados de alegria em nosso coração apenas de pensar nelas.

E o interessante é que quando Jesus fala do fim ele não usa as circunstâncias negativas da vida para falar deste momento, pelo contrário, ele usa boas circunstâncias.

Casavam e se davam em casamento. Nada mais festivo e alegre do que um casal que decide compartilhar sua vida. Algo tão bom e maravilhoso que o primeiro milagre é realizado em uma cerimônia de casamento. Tão bom que o nosso definitivo encontro com o Jesus é chamado de Bodas do Cordeiro, literalmente bodas de casamento.

Comer e beber, que delícia, um banquete, a mesa posta, como diz o autor de Eclesiastes “não há nada melhor do que comer e beber o fruto de seu trabalho”. E somos obrigados a concordar que é extremamente prazeroso poder usar o dinheiro de um árduo dia de fadiga e trabalho em nosso benefício. Não apenas comer e beber mas comprar, dar presentes, reformar a casa, etc...

Referindo-se aos tempos de Ló, Jesus afirma que as pessoas plantavam e edificavam. Algo de mal nisto? Algo ruim? Não!!!! De forma alguma! Nossa vida deve ser nutrida, alimentada, mas mais do que isto nossa vida deve caminhar para frente, evoluir, ser edificada, precisamos crescer em nosso conhecimento, buscar prosperidade material, etc.., etc... uma infinidade de coisas boas.

Mas por que Jesus dá estes exemplos para nos alertar? Qual a razão? Qual o motivo?

Por desconhecemos que...

2. Existem coisas boas que nos afastam de Deus...

Quando a bíblia nos introduz no relato do agir de Deus na vida de Noé ela afirma que “viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente...” (Gn 6:5) e que “Noé era varão justo e reto em suas gerações. Noé andava com Deus...” (Gn 6:9).

O texto bíblico segue em sua sequência relatando o chamado de Deus para Noé, a construção da arca, o dilúvio e etc...

Fico imaginando aquele homem fiel construindo a arca durante 120 anos. Durante 120 anos Noé empenhou-se em trabalhar obedecendo o seu chamado e realizando o plano de Deus para sua vida.

A obra era tão magnífica e grandiosa que seria impossível para as pessoas ao redor e de longe dele não ficarem sabendo o que ele estava fazendo.

Só que mesmo vendo o testemunho dado pela vida de Noé, ano após ano, aquelas pessoas continuaram com suas vidinhas como se nada lhes fora dito, seja por palavras ou seja apenas pelo testemunho de vida de Noé.

A Bíblia nos afirma que Noé era homem justo... Acho impossível imaginá-lo construindo este barco salvador sem tentar persuadir as pessoas a sua volta para o que estava para acontecer...

Mas cada um retornava para sua casa porque “toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente...” Não havia espaço em seus corações para a palavra de Deus. Eles não estavam interessados no que Deus tinha para lhes dizer. Não queriam saber. Não lhes era importante. Inverteram os valores. O criador e a sua Palavra de Vida ficaram para depois. Ficaram do lado de fora de suas vidas.

Não é assim que agimos muitas vezes? Estamos tão ocupados com as nossas vidas que a palavra divina fica pra depois. O que Deus pensa ao meu respeito e sobre minhas atitudes é para um outro momento.

Tão ocupados em casar, em festejar, em plantar, em construir que já não encontro lugar para fechar a porta atrás de mim e me colocar só, apenas eu e Deus e sua palavra em mim.

Incrível! Noé teve que gastar um bom pedaço de sua vida para realizar o que Deus queria dele. Teve que parar, seja lá o que estava fazendo ou realizando, para cuidar daquilo que Deus lhe propunha.

E quem somos nós?

Somos as pessoas ao redor de Noé, ocupadas demais com as coisas boas de nossa vida e que quase sem querer nos encontramos sem tempo para Deus e indisponíveis para ouvir o que ele tem para nos dizer?

Ou somos como Noé! Pessoas dispostas a ouvir. A parar o que estamos fazendo para nos envolvermos em uma obra muito maior, muito mais importante do que casar, festejar, plantar e construir.

Não permita que as coisas boas da vida te afastem de Deus, caso contrário, será você que estará do lado de fora quando esta porta se fechar.

Em Cristo,

—————

Voltar